3031-3888 | 9 9975-0793 Pré-Agendamento

SELECIONE ABAIXO

Implantes

Implantodontia

Quais as características dos implantes?

A maioria dos implantes é produzida com titânio puro, no entanto, este metal leve está disponível em quatro classes. A classificação em classes depende da quantidade de carbono e ferro disponível na sua composição. A superfície do implante é tratada e modificada através de técnicas como jato de areia, anodização (banho eletrolítico), pulverização de plasma com o objetivo de aumentar a oste-integração.

Para que servem?

O implante serve para suportar uma ou um grupo de coroas dentárias que se assemelham a dentes naturais. É a raiz de um dente perdido ou ausente. Servem de âncora ou suporte de próteses dentárias completas, coroas unitárias ou um grupo de coroas e dentadura. Na ortodontia são utilizados como ponto de ancoragem para o movimento do dente ortodôntico.

Como se fixam?

Através da formação óssea em redor do implante. Com a passagem das células do osso do maxilar para a superfície do implante. Com a regeneração óssea o implante fica fortemente ancorado e preparado para receber o novo dente.

Como se colocam?

Através da cirurgia o implante é colocado no osso do maxilar ou da mandíbula. Fica geralmente coberto pela gengiva e fixado no osso. O implante não fica visível durante o tempo em que aguarda osseointegração.

Um implante pode ser retirado?

Sim. Através de cirurgia o cirurgião dentista pode retirar o implante.

Pode existir rejeição?

A percentagem de rejeição é de 1% a 4%. O implante pode ficar frouxo e sai porque não acontece formação adequada de osso. As causas são geralmente doenças sistémicas, qualidade e quantidade óssea em altura e espessura. O fenómeno da rejeição não tem qualquer tipo de dor associada.

Se existir rejeição fico sem o implante?

Não. Depois de analisadas as causas pode ser colocado outro implante novamente.

Quem se pode submeter a uma cirurgia de implantes de dentes?

Todas as pessoas são candidatas a colocar implantes dentários. No entanto o profissional cirurgião dentista avalia fatores como o osso disponível, doenças como a diabetes, osteoporose, hipertensão, e os hábitos do paciente em relação ao tabaco e álcool.

Existe uma idade limite para colocar implantes?

Não existe idade limite para colocar implantes dentários. Muitos pacientes colocam implantes dentários em idade avançada porque é nessa altura que perdem dentes.

As crianças podem ser candidatas a implantes dentários?

Desde que tenham completado o crescimento ósseo facial podem colocar implantes. Este estudo do crescimento ósseo pode ser feito através de exames como a cefalometria feito por ortodontistas. Se por um motivo forte for necessário colocar implantes dentários em crianças a osseointegração será igual a outro paciente. O que pode acontecer é os implantes sofrerem modificações devido ao crescimento.

Quanto tempo dura?

Um implante dentário, em circunstâncias normais, pode durar uma vida. Fatores como a higiene, controle periódico no dentista e o uso de prótese adequada contribuem para a longevidade do implante.

Vantagens com a colocação de implantes dentários

É o melhor tratamento disponível para substituir dentes ausentes. São em tudo semelhantes a dentes naturais. Permitem comer, falar e rir com confiança. A estética é favorecida. Com implantes dentários a pessoa adquire bem-estar e qualidade de vida.

Vantagens com a colocação de próteses sobre implantes

A desvantagem da prótese oscilar deixa de existir. A prótese sobre implantes fica fixa e estável sobre a gengiva. É o melhor tratamento disponível para reabilitar a falta de dentes.